Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Mary and Max

Mary and Max é uma animação em stop-motion autraliana do ano de 2009.
O filme nos conta a história das personagens que dão nome ao filme, Mary uma menina australiana de 8 anos que sofre na escola por cause de sua marca de nascença, e Max um nova iorquino de 44 anos obeso.



Mary encontra o endereço de Max em uma lista telefônica e escreve uma carta para ele perguntando de onde os bebês vem na América. A partir das trocas de cartas a história é construída assim como os personagens nela apresentados, são através das cartas que podemos perceber a personalidade de Mary e Max.

Max
Max sofre da Síndrome de Asperger que o atrapalha em agir socialmente além de dificuldade em aceitar mudanças. Isso é demonstrado várias vezes durante o decorrer da animação, quando Mary começa a indagar Max questões mais adultas, fazendo-o sofrer mais ataques de ansiedade chegando ao ponto dele precisar ser internado para ser tratado de seu problema.

Os pais de Mary são bem ausentes por isso dela fazer tantas perguntas a Max a respeito do mundo dos adulto. Mary também nutre uma paixão por seu vizinho Damien Popodopoulos, mas o garoto sempre parece evita-la.
Mary
Durante o decorrer da animação Mary decide se formar em Psicologia para poder ajudar seu amigo Max, chegando a publicar um livro sobre a Síndrome de Asperger baseada nas experiências que teve nas trocas de correspondências com seu amigo, a partir desse momento acontece uma reviravolta tanto na vida de Mary quanto na de Max, mas que não vou comentar por eu considerar um spoiler.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção nessa animação foram a utilização das cores, enquanto o mundo de Mary nos é apresentado em tons amarronzados o de Max é mostrado predominantemente em preto e branco, porém em ambos os "mundos" se destacam objetos nas cores vermelhas.
Outro ponto interessante da animação é que mesmo com o visual cartunesco os personagens são capazes de transmitir uma sensação de humanidade que muitas vezes faltam em atores.


Finalizando, Mary and Max é uma animação que vale a pena ser assistida e que provavelmente vai surpreender as pessoas que ainda pensam que animações são apenas para crianças, e que não podem conter enredos adultos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário